23 de ago. de 2011

Quatro Olhos


Ao longo do tempo pessoas que usam óculos de receituário, ou mais conhecidos como “de grau” foram menosprezadas ou até mesmo ridicularizadas com os famosos jargões como QUATRO OLHOS e ÓCULOS FUNDO DE GARRAFA. E nesta fase em que o bullying esta tão na moda não pude deixar de falar sobre isso. Mais será que usar óculos de grau é ruim? Quem criou este parâmetro?

                Quem nunca viu uma criancinha usando óculos de grau e pensou: tadinho desde pequeno já precisa usar óculos! Mas ninguém olha para uma criancinha que colocou aparelho corretivo nos dentes e pensa: tadinho tão novo e já usa aparelho! A questão é que isso vem de uma cultura social muito antiga que foi se consolidando ao longo dos anos e que agora vem caindo por terra bem devagar.

A aversão aos óculos de grau já foi tão grande que as pessoas preferiam usar lentes de contato que muitas vezes eram desconfortáveis e irritavam os olhos ou até mesmo fazer uma cirurgia sem saber as conseqüências reais em longo prazo. Ainda por cima, o custo de manter as lentes de contato em condições de uso por bastante tempo é muito superior ao custo de óculos de grau.

A começar pelos oftalmologistas – na maioria pessoas bem velhas – que falam para seus pacientes: você vai ter que usar óculos, eu sei que é ruim, mas se você não usar, seu grau vai aumentar. O que de certa forma é verdade, pois se você não usar corretamente os óculos seu grau piora mesmo, mais essa cultura faz com que pessoas só usem seus óculos para as coisas em que realmente precisam, como por exemplo, no trabalho ou faculdade. E quem nunca deixou seus óculos em casa para ir para uma festa importante? Ou tirou seus óculos para tirar fotos importantes?

                Além de que, pra comprar seus óculos de grau você vai a uma ótica (com uma receita médica) e é atendido por pessoas que exclusivamente querem “te ajudar com seu problema” e os argumentos para te convencer a escolher o seu modelo são coisas do tipo: o mais confortável que temos, ou você nem vai sentir que esta de óculos, ou este vai durar muito tempo, afinal, suas lentes são caras. Mas onde estão os argumentos sobre tendências de moda e formação de opinião?

                Está tudo errado! E esse assunto vem me intrigando há algum tempo. Como uma fatia enorme do mercado de moda se deixou ser intimidada deste jeito? Mas nem tudo está perdido, eu consigo ver uma luz no fim do túnel.
                Antes de escrever este texto eu parei para refletir em cima de uma pergunta. QUANDO EU ME TORNEI UM QUATRO OLHOS? Tenho que admitir que eu não soube a resposta de imediato, o fato é que hoje só tiro meus óculos para dormir e tomar banho. Acho que tem a ver com o fato de que eu aceitei que meus óculos de grau fazem parte da minha personalidade e de certa forma ajudam a dizer quem eu sou de fato.

                Posso até não me lembrar quando eu me tornei um “quatro olhos” mais teve um fato que serviu para eu perceber que hoje eu sou um “quatro olhos”. Eu estava na formatura da minha sogra e a fotógrafa perguntou se eu não queria tirar meus óculos para tirar as fotos... Eu com minha sutileza que me é peculiar, respondi: Não, porque eu deveria? ;)

                Existem pessoas e marcas importantes que vem lutando para que as pessoas tratem seus óculos de receituário como um acessório de moda, e de certa forma isto vem acontecendo. Os óculos de grau hoje estão inseridos na moda, e com toda certeza, é a fatia de mercado mais carente e atrasada da moda. Por outro lado, talvez seja a maior fatia a ser alcançada.

                Uma prova de que os óculos de grau estão se inserindo no mundo da moda é pessoas como Johnny Depp, Madonna, Justin Timberlake, Demi Moore, Britney Spears, Carolina Dieckmann, Bruno Gagliasso, entre muitas outras já inseriram seus “fundo de garrafa” em seus looks. ALguns deles nem precisam de fato usar lentes corretivas, mas fazem um óculos “fake” só pelo estilo e formação de opinião que os mesmos podem lhe dar em troca.

                Você já tentou imaginar pessoas como: John Lennon, Jô Soares, Ronaldo Fraga, Marcelo Tas sem seus óculos de grau? Então porque você deixa o seu dentro da bolsa ou gaveta? Venha você também descobrir este mundo novo que este acessório de moda pode lhe oferecer.

                Se liberte dos paradigmas preconceituosos! E venha ser feliz com seus “quatro olhos”!
                
                                                                                              
Atenciosamente,
Junior Schiavone


2 comentários:

  1. Que demais o texto! Eu já tô liberto e assumo meus óculos. No plural mesmo, são 8! Parabéns Junior!

    ResponderExcluir
  2. Faz tempo que me tornei um quatro olhos, só preciso assumir...rsrs

    Ótimo texto, to adorando o blog. Parabéns Junior.

    ResponderExcluir